terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioCOVID-19Com aumento de 156% dos casos, Estado vive sexta onda da Covid-19

Com aumento de 156% dos casos, Estado vive sexta onda da Covid-19

-

Secretaria de Saúde alerta para necessidade de redobrar cuidados, como higienização das mãos e uso de máscaras

Da semana epidemiológica 44, que corresponde ao final de outubro, até a 46, que é a atual, houve aumento de 156% nos casos de Covid-19 no Espírito Santo. O número de notificações saltou de 3,1 mil para 8,4 mil. Somente nessa quarta-feira (17), foram 1 mil. As informações foram divulgadas pelo secretário estadual de Saúde, Tadeu Marino, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (18), da qual também participou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. Marino afirma que o Estado vive a sexta onda da Covid-19, sendo necessário redobrar cuidados, como higienização das mãos e uso de máscaras em ambientes fechados, principalmente idosos e quem tem imunossupressão. “A vacinação é extremamente importante, assim como o uso de máscaras. A vacina faz imunidade de rebanho, menos possibilidade de infecção, e mesmo que a pessoa seja infectada, há menos possibilidade de internação, de casos graves e de óbito”, diz.

De acordo com o secretário, 34% dos idosos estão com o esquema vacinal incompleto. Ele recorda que 73% dos óbitos registrados durante toda a pandemia foram de pessoas desse grupo. No momento, há 51 pessoas internadas com Covid-19, sendo 46 na enfermaria e cinco na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Laboratório Central (Lacen) tem recebido 240 mostras de exames por dia, um índice de 14,1, bem superior ao 1,2 da última semana de outubro.

Ainda assim, afirmou o secretário, a obrigatoriedade no uso de máscara será mantida somente nos estabelecimentos de saúde e não haverá restrições a atividades econômicas e sociais. Dos 78 municípios capixabas, 71 estão há mais de 60 dias sem registro de óbito. Além disso, Reblin informou que, nessa segunda-feira (21), o Ministério da Saúde irá encaminhar vacinas da Coronavac para crianças de três e quatro anos.

Ainda não há, no Brasil, disponibilização das chamadas vacinas bivalentes, ou seja, aquelas que abarcam, inclusive, a variante Ômicron, mas o pedido de disponibilização já foi protocolado no Ministério da Saúde e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Acreditamos que será a grande vacina do próximo ano”, aponta o secretário de Saúde.

Durante toda a crise sanitária, o Estado registro cerca de 1,2 milhão de casos de Covid-19, 14,8 mil óbitos e taxa de letalidade de 1,2, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, uma das menores do país. Também foram feitos cerca de quatro milhões de testes, entre antígeno e RT-PCR.

Dengue

Também participou da coletiva o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Roberto Laperriere Júnior. Ele deu informações sobre o Dia Nacional de Combate à Dengue, que acontece sempre no penúltimo sábado de novembro. Em 2022, portanto, será neste sábado (19).

No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) repassou aos municípios informações sobre a importância das campanhas educativas a serem realizadas em cada um. Entre as ações definidas pelo Ministério da Saúde, estão mutirões de limpeza e atividades educativas.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...

Avião de pequeno porte cai 20 minutos após decolar do Aeroporto de Guarapari

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A...
plugins premium WordPress